Páginas

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

"Ancestralidade no Universo: A Força da Origem"

 Andei sumida, mas desta vez foi por um motivo especial. Estava envolvida em um projeto muito bacana, ''Ancestralidade do Universo - A força da Origem''. Uma grande oportunidade, que sonho já faz muito tempo, participar de uma exposição, onde estão reunidos artistas maravilhosos e muita ''gente do bem''.
 ''No nosso entendimento, esse movimento de olhar em todas as direções e dimensões deve ser um direito de todos. Decidimos então realizar um evento acessível também às pessoas que, apesar de não poderem ver, podem imaginar e enxergar o mundo por meio da cultura aliada a recursos de acessibilidade. Para expressar a ancestralidade, reunimos obras de arte (tradicionais e táteis), sistema háptico e audiodescrição”. 
A partir desta experiência, a palavra ancestralidade tornou-se ainda mais recorrente em meu cotidiano e um novo questionamento surgiu: poderia esta memória ancestral ser artisticamente expressa e publicizada? Imediatamente, quatro mulheres com as quais tenho a alegria de compartilhar a vida surgiram como faróis. As artistas plásticas Antonia França (elementos que remetem à ancestralidade pintados em telas, telhas e madeira, totalizando 35 obras) e Teresa Moura (coleção Orixás, com 13 obras que expressam a religiosidade ancestral); a fotógrafa Mônica Dantas (14 fotografias de elementos que representam a ancestralidade nos laços familiares apresentados em pôsteres coloridos e pxb) e a neurolinguista Suhely dos Duarte (performance de palavra-arte honrando a oralidade, elemento primordial de difusão da ancestralidade) apontaram a representação cultural como possibilidade de resposta à minha questão. Refletindo juntas, percebemos sutis diferenças entre dizer e comunicar; entre olhar e ver; entre imaginar e enxergar. E cada uma com sua habilidade para ver o mundo rumou em direção ao universo criativo. Para a concretização da idéia, juntaram-se a nós o assessor de cultura da Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO, João Luiz Sousa; o sonoplasta e diretor da Agênciía Conexx, Flávio Guanabara; o iluminador e proprietário da empresa Top Light, Wilson Morais; além do cinegrafista Adriano Diogo e dos audiodescritores Flavia Machado (SP) e Daniel Falcão (PE)'' conclui Verônica Mattoso.
Vale conferir! E se você conhece uma pessoa cega venha com ela e aproveite a oportunidade de conhecer e experimentar !

INFORMAÇÕES
Verônica Mattoso Inteligência em Eventos
5521 7816-4768 ou 9798-4433 veronicamattoso@uol.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário